Busca em Marialva:
  BUSCAR NO BLOG

  CATEGORIAS
1590545 visitas

  Página Inicial

  BELEZA

  DIETAS

  ESPECIAL DECORAÇÃO

  MALHANDO EM CASA!

  MODA

  SAÚDE


..

E que seja assim, um dia após o outro!
Hoje
          
           Planta nativa dos pampas perdeu espaço para os chás vindos do Oriente, mas agora ele chama a atenção de quem quer cuidar da saúde.
           Inspirados pela onda de chás vindos do Oriente, como o chá verde e o chá branco, pesquisadores resolveram investigar se o chá nativo do Brasil – e de outros países marcados pelos pampas, como Uruguai, Paraguai e Argentina – ofereceria benefícios ao organismo. E eles acharam vários.
          
           Na Universidade Federal de Santa Catarina, os cientistas notaram que três doses de cerca de 300 ml diários - quase 1 litro por dia - são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). “Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias”, explica o farmacêutico-bioquímico Edson da Silva. Ele especula que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino.
          
           O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado — mas este realizado em cobaias. “Além da queda nas taxas de colesterol, notamos que os níveis de triglicérides e açúcar baixaram”, relata um dos autores, o biólogo Marcelo Ribeiro. “Também percebemos uma diminuição de aproximadamente 4% no peso dos animais”, completa sua colega Patrícia Carvalho, especialista em ciência dos alimentos.
          
           Do outro lado do mundo, mais precisamente na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei acabam de chegar à mesma constatação: a suplementação com erva-mate na dieta de ratos diminuiu o peso, a gordura abdominal e a glicose. “Ou seja, o mate é uma opção promissora na prevenção de doenças do coração”, resume a nutricionista Maria Gandini, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.
          
          
           Vantagens
           Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células. Com isso, pode-se dizer que a infusão auxiliaria na prevenção de câncer — algo, aliás, já observado pelos cientistas da Universidade São Francisco.
          
           Fique sabendo mais esta: uma xícara de chá-mate depois do almoço cai muito bem. “Há indícios de que a infusão auxilie nos movimentos do intestino, favorecendo a digestão”, explica o farmacêutico- bioquímico Geraldo Coelho, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. “Ela também estimula a produção da bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por digerir gorduras”, complementa Patrícia Carvalho.
          
           Para obter todas essas vantagens, Edson da Silva sugere: “Faça a infusão, aguarde dez minutos, coe e beba um copo e meio, três vezes ao dia”, recomenda. O prazo de validade da preparação é 24 horas. Mais do que isso, adeus, benefícios. Você também pode variar na bebida e aproveitar as folhas para preparar sucos. Tire o mate do escanteio e aproveite seus benefícios.
          
          

Comentários

By: flavia
adorei a noticia em que o mate tem tantos beneficio pois gosto muito de mate agora mais ainda

By: Beavis
legal, mais uma arma para o dia a dia na luta contra o colestero, hhuahuahua

Deixe seu comentário aqui:
Nome:
Comentário:
Prove que você EXISTE: Escreva os números no campo ao lado:
 
  MATÉRIAS DO BLOG

22/12/2008 - 20 truques para dar um up no visual em apenas um minuto.

19/12/2008 - Descubra como previnir e tratar unha encravada , bolhas e calos.

18/12/2008 - Exercício localizado reduz coxas e culotes

18/12/2008 - Looks de maquiagem e cabelo para fazer bonito nas festas do final de ano

16/12/2008 - Comece já os cuidados para preparar os cabelos contra as agressões do verão

15/12/2008 - Dormir com make e usar produtos vencidos aceleram o envelhecimento da pele

15/12/2008 - Lavabo vira cartão de visita da casa

15/12/2008 - Caminhada é mais eficaz para inibir o apetite do que musculação

13/12/2008 - Receita light: suco com maça e hortelã para combater a celulite

13/12/2008 - Dieta que inclui chocolate seca 6 quilos em 20 dias e ajuda a manter o bom humor

12/12/2008 - Saiba prevenir e tratar problemas de coluna como hérnia de disco e bico-de-papagaio

12/12/2008 - Cozinha com ilha acompanha tendência de integrar espaços

12/12/2008 - Atitudes simples acabam com o estresse e tornam os dias mais agradáveis

11/12/2008 - Técnica para deixar os cachos definidos sem precisar usar o babyliss!

11/12/2008 - Adapte regras impossíveis das dietas para uma alimentação saudável!

Anterior | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | Próxima
  ÁREA RESTRITA >>ENTRAR